Amor & Caridade

Amor & Caridade

AMOR & CARIDADE

Dificuldades?
Nao perca tempo, lamuriando.Trabalhe.

Incompreensões???
Nao busque torná-las maiores, através de exigências e queixas. facilite o caminho
.
Tristezas? afaste-se de qualquer disposição ao desânimo.
André luiz-"Coragem"

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VII Fórum da Integração - Uruguaiana

Escrito por Andrea Fontoura - DECOM 7ª CRE

Com a participação de mais de 100 irmãos vindos das cidades que compõem a 7ª Região (Alegrete, Itaqui, São Borja, Uruguaiana e Quaraí), realizou-se em Uruguaiana no dia 24 de julho, das 15 horas às 21 horas, o VII Fórum da Integração com a temática LIDERANÇA E SUSTENTABILIDADE.

De forma dinâmica e participativa, foi uma tarde de debates, análise da situação atual do movimento espírita regional e integração do irmão da região.

Dividido em três eixos, os debates foram assim tratados:

1º eixo:Desenvolvimento de lideres espíritas, um desafio! Debatedores: Leonardo Liscano -UME Uruguaiana, Mabel farina, UME Itaqui, Luis Paulo - UME Itaqui e Juares Miranda - UME Uruguaiana com mediação da presidente da FERGS - Maria Elisabeth Barbieri. Foi debatida a questão da mudança de forma da liderança, onde o líder não é mais o "chefe" e sim aquele que dá exemplo, que auxilia; o líder servidor. Neste eixo foi tratado também que desenvolver novos líderes não é tarefa fácil, pois antes de se tornar um líder, deverá ser colaborador da casa espírita. A formação de líderes espíritas deve ser prioridade para o movimento espírita, criando oportunidade de desenvolvimento do trabalhador através de cursos, do incentivo e dando sempre a assistência e o incentivo necessário.

2º eixo: Sistema Econômico atual do movimento espírita - Debatedores: Beth Barbieri, presidente FERGS, João Elias Lançanova – UME Alegrete, Pedro Bouchet, UME São Borja – Mediador: Leoni Echeverry – UME Uruguaiana. Neste eixo foi levantada a questão que no movimento espírita as pessoas tem uma sensação de desagrado em falar sobre dinheiro, mas é necessário. Em questão doutrinária uma mão não deve saber o que a outra dá, mas na área administrativa, é preciso transparência, mostrar o que está sendo feito, prestar contas. Salientou, também, a importância de interagir com a sociedade, convidar os empresários das cidades a conhecerem os trabalhos das casas espíritas, buscar parcerias, mostrar o nosso “produto”, pois as instituições tem algo muito importante a oferecer, um trabalho social voluntário que trará muitos benefícios para quem doa.

3º eixo: Gestão Sustentável - Projetos e Parcerias – Debatedores: Beth Barbieri, presidente FERGS, Ana Cristina Schunemann - UME Uruguaiana, Valdir da Rosa e Pedro Bouchet- UME São Borja. Mediador: Paulo Henrique Brum - UME Uruguaiana – Aqui se salientou a necessidade de estudar o que fazer a partir deste fórum em termos de sustentabilidade regional. O líder não pode mais sentar para apresentar dificuldades, mas sim para apresentar soluções. A participação de cursos na área de Gestão, trabalhando gestão de resultados, a realização do Curso de Capacitação Administrativa (CCA), se desejamos participar da sociedade, devemos nos capacitar melhor para isto. Explorar a área de elaboração de projetos, pois há grande numero as empresas comprometidas com a responsabilidade social em nosso pais, sendo apenas necessário a apresentação de um projeto bem feito e as casas estarem com a documentação administrativa e fiscal em dia e buscar o cadastramento nos Conselhos Municipais de Assistência.

A União Municipal Espírita de Uruguaiana agradece a participação de todos os presentes neste evento, onde compartilhamos realidades e experiências diferentes de cada cidade, trazendo um crescimento não apenas como trabalhadores de casa espírita, mas para o Movimento Espírita como um todo.

Um comentário:

Karina Braccini Pereira disse...

Me senti muito bem no centro. Ajudou muito a acalmar meu coração.